Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho lança programa “Morros de cara nova”
access_time 18/05/2022

Visando garantir a segurança e o bem-estar aos moradores de áreas de risco da cidade, a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho investe na colocação de lonas, construção de muros de arrimo e, agora, na aplicação de geomantas, nos morros e encostas do município. As obras estão sendo realizadas através do programa “Morros de cara nova”, mas também contarão com rede de drenagem e limpeza das áreas.

As intervenções realizadas permitirão a prevenção de acidentes, visto que, com a instalação das lonas plásticas, será possível evitar que as barreiras fiquem encharcadas com a água da chuva, ajudando a combater o desmoronamento. Deve-se salientar que o muro de arrimo, também chamado de parede de contenção, é utilizado para conter um terreno e, por isso, deve ser projetado e construído com a finalidade de conter as pressões exercidas pela própria terra. Dessarte, a aplicação das geomantas protege os solos contra intempéries, em áreas sujeitas à erosão, posto que a possuem propriedades que resistem bem às velocidades do escoamento das águas de chuva, sendo um eficaz sistema permeável de estrutura, utilizada no revestimento de superfícies e assim, pode ser usada ou não, junto à vegetação.

O conjunto de obras foi pensado para minimizar, prevenir e, principalmente, conter os ricos de desmoronamento, provocado no período do inverno. As obras começaram desde o mês de março e seguem em ritmo acelerado. De acordo com a prefeitura, o esperado é que tudo seja finalizado e entregue antes do inverno.

Por Tayná Benigno

Foto: Gilberto Crispim