Cabo realiza grupo de apoio para mães de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
access_time 25/05/2022

Dentro da proposta como linha de cuidado, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vem promovendo um trabalho de acolhimento, escuta e apoio às mães de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), que são acompanhadas no Ambulatório de Saúde Mental do município.

Inicialmente, essa proposta vem sendo realizada com os responsáveis que têm as crianças e adolescentes com TEA, acontecendo quinzenalmente nas segundas-feiras, no ambulatório de Saúde Mental, por uma equipe de psicólogas com referência ao Transtorno do Espectro Autismo (TEA). Com esse trabalho de grupo, as equipes de psicólogas dialogam com os responsáveis legais sobre as principais dificuldades de cuidar, trocando informações, numa dinâmica que acolhem umas as outras.

Atualmente, no município, estão sendo atendidas 70 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), no ambulatório de Saúde Mental. A Secretaria de Saúde vem reforçando a importância do acolhimento, tanto das crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio das terapias, como também a um melhor apoio possível aos responsáveis.

"Todos os pais e responsáveis, por essas crianças, podem participar do grupo. Os desafios são muitos, na criação de crianças com TEA, mas o importante é que essas mães olhem e cuidem de si mesmas, com o mesmo amor e empenho que dedicam a seus filhos. Estamos juntos nessa caminhada”, ressaltou a coordenadora de Saúde Mental do Cabo, Danielle Moura.

Por Gesla Ferreira

Foto: Marcos Aurélio