Pós-chuvas, escolas da rede municipal do Cabo retomam aulas presenciais
access_time 06/06/2022

Estudantes da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho retornam às aulas presenciais, na última quinta-feira (02), após passarem três dias com ensino remoto, devido às fortes chuvas. Vale lembrar que essas atingiram tanto o município, quanto as demais cidades da Região Metropolitana do Recife, na última semana.

Segundo a prefeitura, os alunos das escolas Manoel Davi, em Ponte dos Carvalhos, e Eronides Soares, em Pontezinha, equipamentos que estão servindo de abrigo provisório aos cabenses afetados pela enxurrada, permanecem com aulas remotas. É importante destacar que a escola Laura Rodrigues, também em Pontezinha, continuará com ensino remoto, pois necessita passar por uma limpeza mais profunda.

O secretário de Educação, Hebert Gomes, comenta a decisão de abrir as escolas para abrigar os cabenses afetados pelas fortes chuvas. “O volume pluviométrico que atingiu nossa cidade e demais localidades da Região Metropolitana do Recife foi o maior, em anos. Passamos por momentos bastante complicados e delicados. Durante o gabinete de crise no último sábado (28), quando o prefeito Keko do Armazém decretou estado de calamidade pública, decidimos abrir espaços públicos para abrigar toda a população afetada pela enxurrada. Não havia outro lugar que não fossem nossas escolas, visto que o espaço escolar vai muito além de um lugar de aprendizagem. A escola possui um papel social muito importante na formação do cidadão, ou seja, as instituições de ensino garantem o desenvolvimento social, a segurança alimentar, o amadurecimento intelectual, além de proporcionar o convívio e estimular o respeito às diferenças étnico-culturais.”

O secretário ainda ressalta que nenhum estudante será prejudicado. “Temos total ciência que alguns dos nossos estudantes que passaram e sofreram com as fortes chuvas. Como Secretaria de Educação mantemos constante contato com os gestores e equipes escolares para planejar a retomada das aulas presencias m, da forma que nenhum dos nossos estudantes sejam prejudicados,” afirmou Hebert Gomes.

Ainda, de acordo com o plano de retomada, foi decidido que 13 unidades de ensino da zona rural retornam às aulas presenciais, na sexta-feira (03). Já as que se tornaram abrigos provisórios, retomam às aulas presenciais, nesta segunda-feira (06).

Confira a lista das unidades de ensino da zona rural que retornaram as aulas presenciais, nesta segunda-feira (06):

1. Escola Municipal Amaro Pê Cavalcanti (Engenho Castelo)

2. Escola Municipal Angélica Mendes (Engenho Serra)

3. Escola Municipal Profº José Joaquim de Oliveira (Engenho Novo)

4. Escola Municipal Ministro André Cavalcante (Mercês)

5. Escola Municipal Marquês do Recife (Juçaral)

6. Escola Municipal Ana Maria (Pirapama)

7. Escola Municipal Guiomar Albuquerque Maranhão (Engenho Utinga de Baixo)

8. Escola Municipal Padre Henrique (Engenho Trapiche)

9. Escola Municipal Vicente Pinzon (Vila de Nazaré)

10. Escola Municipal Joaquim Nabuco (Engenho Massangana)

11. Escola Municipal Armínio da Paz (Vila Armínio da Paz)