Cabo realiza evento de encerramento da campanha Junho Violeta
access_time 30/06/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta quinta-feira (30), uma palestra de encerramento da Campanha Junho Violeta, que teve como tema: “Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. “ O encontro aconteceu com os profissionais da Atenção Primária e com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdep), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).

Junho Violeta é o mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. Durante o encontro, o público pode participar de uma palestra com o coordenador da Saúde do Homem e da Pessoas Idosas, da Secretaria Estadual de Saúde, Allison Anjos, que durante a sua palestra fez uma reflexão.

“Nós, como profissionais de saúde, pensamos que tipo de integridade quereremos oferecer a si próprios, quando estivermos na velhice. Então, quando a gente consegue construir um processo de saúde que é igualitário para todas as pessoas, há uma certeza de que quando (eu) for envelhecer e precisar utilizar o sistema de saúde, mais contínuo e com maior frequência, vou ter acesso a um sistema sanitário que seja favorável”, ressaltou Alisson Anjos.

Dia 15 de junho marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra à Pessoa Idosa, com o objetivo de serem preservados os direitos desses cidadãos.

A secretária de Saúde do Cabo, Ana Albuquerque, enfatizou sobre os cuidados que os profissionais de saúde da atenção primária podem ter. “A importância da gente se alertar e ter a sensibilidade de detectar as formas de violência que são praticadas com os nossos idosos e tentarmos, dentro das nossas competências, fazer uma intervenção”, disse a gestora.

Já para a coordenadora da Política de Saúde da Pessoa Idosa, Ranadreia Gomes, ressaltou sobre a importância de estarmos no dia de hoje, abordando esse tema de combate à violência contra a pessoa idosa.

“Precisamos cuidar e proteger os nossos idosos, para que eles não venham sofrer as mais variadas formas de violências que tantos vêm sofrendo, tais como: física, psicológica, financeira, negligências diversas, dentre outras. Precisamos criar, cada vez mais, mecanismos de prevenção e combate à violência e, ao se deparar com situações de agressões e violações de direitos, denunciar aos órgãos competentes. Nossos idosos merecem amor, cuidado, zelo e respeito”, comentou.

O Estatuto do Idoso, de Lei nº 10.741, que regula os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, estabeleceu categorias das formas de manifestação da violência contra a pessoa idosa, que podem ser divididas em: Violência Física, Negligência/Abandono, Violência Sexual, Econômico-financeira e Patrimonial, Autoinfligida e Autonegligência ou Psicológica.

Por Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa