Cabo recebe encontro de bacamarteiros de Pernambuco
access_time 03/07/2022

O Cabo de Santo Agostinho foi palco do VIII Encontro Zé da Banha de Bacamarte, neste domingo (3), que reuniu mais de 400 bacamarteiros de 19 municípios de Pernambuco. O encontro homenageou Olímpio Bonald Neto e teve o apoio da Prefeitura do Cabo, através da Secretaria Executiva de Cultura.

Os bacamarteiros percorreram as ruas centrais da cidade, numa procissão, em homenagem, com missa na Igreja do Santo Antônio e, logo em seguida, seguiu até a praça da Estação Ferroviária. À frente do cortejo, as bandeiras de Santo Antônio, São João e São Pedro foram hasteadas. Atrás dessas, homens, mulheres e crianças, animados por banda de pífano e pelos estrondos dos tiros.

"Para a gente da gestão, é um grande privilégio o Cabo sediar o encontro de Zé da Banha, sobretudo nesse momento em que o Cabo tem um papel estratégico, na cultura do bacamarte do Estado de Pernambuco. O encontro demonstra essa importância, que já extrapola o limite do estado, visto que hoje temos a participação de grupos de estados diferentes. Cada agrupamento, vêm com suas localidades, tradições diferentes herança, tendo uma ligação direta com a história de sua cidade de origem", comentou o secretário de Cultura do Cabo, Domingos Sávio.

De acordo com o idealizador do evento, Ivan Marinho, provavelmente essa é a maior linha de tiro que temos do Estado de Pernambuco, uma tradição de mais de 150 anos. "O bacamarte para mim significa a expressão da minha própria vida, enquanto nordestino e pernambucano. Uma coisa que é criada pelo povo, que nasceu da necessidade do povo de querer brincar e que faz que tenhamos uma identidade", disse.

O encontro acontece no primeiro domingo do mês de julho e abrange todas as jornadas da tradição bacamarteira: Procissão, Missa, Linha de Tiro, homenagens e o Forró.

Por Gesla Ferreira

Foto: Marcos Aurélio