Cabo recebe mais uma edição da Sambada de Pontezinha
access_time 04/07/2022

No último sábado (2), a população do Cabo de Santo Agostinho pôde deslumbrar da Sambada de Pontezinha, o famoso coco de roda centenário do distrito. O encontro foi realizado no Centro Cultural Mestre Goitá e Zezinho, com participação especial de Olua e Jardel Gíria.

O evento teve o apoio da Prefeitura do Cabo, através da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer. Durante o dia, a população pode participar de oficinas de Zabumba e de perna de pau, com ação social, a partir de cortes de cabelo.

De acordo com o idealizador do evento, Wanderson de Souza, conhecido como Nino, o coco de roda de Pontezinha é um evento secular. É uma tradição que é passada de geração para geração. Essa arte tem uma proposta de continuar, com perpetuação, devolvendo a identidade da população. "Eu sou a quarta geração de família, a minha vida foi voltada dentro do coco de roda, meu pai era mestre percussionista e minha bisavó e avó cantavam coco. Minha vida foi voltada dentro do movimento. Ele é minha vida", ressaltou

No distrito de Pontezinha, existem duas oficinas para as crianças e adolescentes da comunidade. A Sambada de Pontezinha existe desde 1975. O Coco centenário, surgido no Alto Santa Rosa, é conduzido por D'Veia, antiga moradora local, Zezinho Varelo, Antenor, Severino Grandão e Seu Luís, cujos herdaram a tradição. Juntos, fundaram o Coco do Sacramento, em frente à casa de D'Dalva, a Rainha do Coco. O tradicional Acorda Povo, sempre acontecia, acompanhado de Coco e Panelada. Ao passar do tempo, a brincadeira cresceu e faltou espaço, na rua, ao público. Assim, ao lado do Antigo Chafariz, os Mestres edificaram o Palanque do Coco.

Por Gesla Ferreira

Foto: Marcos Aurélio