Secretaria da Mulher realiza roda de diálogo sobre deveres no serviço de abrigamento feminino
access_time 22/07/2022

A Secretaria da Mulher realiza, nesta quinta-feira (21), uma roda de diálogo, no auditório do Centro Administrativo (CAM1), localizado no bairro da Torrinha, juntamente com uma equipe técnica especializada no atendimento à mulher. No evento, há uma série de informações a respeito dos deveres e atuações nas áreas de serviços jurídicos, saúde mental, assistência social e conselho tutelar.

O encontro reuniu a presença de advogadas, psicólogas e profissionais da assistência social. Na ocasião, o conteúdo a ser discutido foi sobre o serviço de abrigamento, que é um serviço do Estado, oferecido para mulheres que se encontram em risco eminente de morte e não há local seguro para se abrigar.

Além disso, a capacitação ainda contou com a presença de uma responsável pelo serviço de abrigamento do Estado de Pernambuco, aonde a mesma administra três casas de abrigo; também, discutindo questões como, por exemplo, o funcionamento, regras e protocolos que devem ser seguidos, mediante a conduta dos profissionais que prestam serviços a estes espaços.

A secretária da mulher do município do Cabo, Walkiria Alves, comentou sobre a importância de realizar estes encontros de formação, a fim de discutir esses protocolos. ‘’Essa formação, que serve para discutir a competência, atuação e o acionamento de órgão, como o conselho tutelar e serviços de abrigamento, não é somente importante para profissionais que atuam no atendimento a estas mulheres, em situação de vulnerabilidade; através desse compartilhamento de conteúdos, a importância poderá ser dada ao processo de adquirir informações sobre melhor atender às munícipes, aqui do Cabo, de forma geral. Desse modo, as pessoas portadoras desses conhecimentos poderão acionar os órgãos responsáveis para dar o suporte necessário; assim, a mulher conseguirá sair da situação de violência’’, comentou a gestora.

Por Jonatas Cavalcante

Foto: Gilberto Crispim