Saúde: Prefeitura do Cabo realiza Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação
access_time 20/08/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Saúde, realiza – neste sábado (20) – o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos. A ação acontece em todas as unidades de saúde do município e visa a imunização contra a Poliomielite de crianças com até quatro anos, como também a atualização da caderneta de vacinal.

No dia “D” da campanha, algumas das vacinas ofertadas são Hepatite B, Tríplice Viral, HPV, Febre Amarela, dentre outras. Vale destacar que a multivacinação tem como público-alvo crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Já o público-alvo contra a Poliomielite são crianças de até 4 anos 11 meses e 29 dias, que recebem uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população.

“Hoje, estamos realizando o Dia “D” da Campanha de Poliomielite e atualização de caderneta de vacina. A ação visa imunizar e atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes abaixo de 15 anos. Para saber se o adolescente está com alguma dose de vacina atrasada, basta ir a qualquer unidade de saúde. As crianças de 1 a 4 anos vão tomar a vacina de gotinha contra a Poliomielite e caso também se encontre com alguma dose de vacina em atraso, será feita a imunização também desta dose em atraso. É importante que todos os pais e responsáveis tragam suas crianças e adolescentes as unidades para que possam tomar e atualizar a caderneta de vacina, evitando assim que essas crianças adoeçam ou até mesmo possam agravar com determinada doença que a vacina protege,” pontuou a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Cabo, Priscila Machado.

Por Tayná Benigno

Foto: Gilberto Crispim