No Cabo, profissionais de saúde passam por treinamento para identificarem e notificarem casos de violência
access_time 25/08/2022

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta quinta-feira (25), um treinamento sobre notificação de violência, voltada às equipes da Atenção Primária, como médicos, enfermeiros, agentes de saúde, visando capacitar o máximo de profissionais possível do município.

O treinamento, ocorrido no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM 1), teve orientação em como identificar pessoas em situação de violência, seja ela mulher, idoso, criança ou adolescente, inclusive sendo autoprovocada ou de qualquer outra natureza.

De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica do Cabo, Vanessa Silva, esse treinamento é para preparar nossos profissionais e desenvolver ações de prevenção e atendimento às vítimas de violência, visando reduzir os efeitos dessas agressões. "Através desse encontro, estamos capacitando nosso profissionais para oferecer atendimento humanizado e de qualidade, produzindo informações através das notificações, com objetivo de fortalecer outros espaços, além da saúde, que trabalhem a prevenção da violência, seja ela física, psicológica e sexual", disse.

Durante o treinamento, ministrado pela apoiadora técnica da I Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (Geres), Jennifer Azevedo, como também da residente em saúde coletiva do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Cinthya Silva, as docentes apresentaram exemplos de casos, observado o treinamento ao preenchimento da ficha técnica e orientações.

Por Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa