Secretaria de Saúde realiza o início da programação de ações em alusão ao Setembro Amarelo, Mês de Combate contra o Suicídio
access_time 19/09/2022

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, na última Segunda-feira (12), no Centro Administrativo (CAM1), o início da programação em alusão ao Setembro Amarelo, Mês de Combate ao Suicídio. O seminário reuniu no auditório profissionais da atenção primária, cujos atuam na atenção básica de saúde da família.

Ao decorrer do mês de setembro, diversas atividades serão realizadas nas unidades de saúde, referentes à campanha deste ano. Durante o mês, também haverá a intensificação das ações, com roda de diálogos, prevenção e combate ao suicídio.

O seminário ainda contou com a presença da gerente de um CAPS infanto-juvenil da cidade do Recife e da psicóloga Cassia Neri, que trabalha diretamente com atendimento à atenção primária, através das unidades de saúde da família. A profissional trouxe como temática principal a discussão de ações sobre a saúde mental, prevenção e estratégias do combate ao suicídio.

A coordenadora de Saúde Mental do Cabo, Danielle Moura, enfatizou a importância desses encontros e a busca pela prevenção. ‘’É importante buscarmos estas ações e darmos continuidade a esses diálogos, a fim de prevenir que pessoas possam praticar atos que atentem a sua própria vida’’, comentou ela.

CRONOGRAMA DO SETEMBRO AMARELO

15/09 – Atividade: roda de conversa sobre o Setembro Amarelo. Público-alvo: comunidade do ambulatório LGBTQIA+. Local: Centro de Saúde Vicente Mendes, Ambulatório LGBTQIA, Cohab, às 17h.

19/09 – Atividade: roda de conversa matricialmente integrada. Público-alvo: profissionais da Rede de Saúde Mental. Local: Centro Administrativo CAM1, Torrinha, às 13h30.

21/09 – Atividade: “Fórum Intersetorial Ampliado de Saúde Mental – discutindo a urgência e emergência psiquiátrica: fluxos e o trabalho em rede’’. Público-alvo: profissionais da Rede de Saúde Mental e das Políticas Intersetoriais. Local: Centro Administrativo CAM1, Torrinha, às 9h.

21/09 – Atividade: Workshop - Saúde infanto-juvenil. Público-alvo: Agentes Comunitários de Saúde e Conselheiros Tutelares. Local: Auditório Centro Administrativo CAM1, Torrinha, às 14h.

26 e 28/09 – Atividade: Mutirão de Psicologia. Fila de espera – Ambulatório SM. Local: Auditório do Espaço Cidadania, Garapu, às 14h.

26, 28/09 e 03/10– Atividade: Cuidando de Quem Cuida – Atividades práticas integrativas, junto aos profissionais da rede de saúde mental. Público-alvo: profissionais dos equipamentos da rede de saúde mental. Local: CAPS’S.

30/09 – Atividade: Seminário Intersetorial – Setembro Amarelo. Público-alvo: profissionais da rede de saúde e redes intersetoriais. Local: Auditório Centro Administrativo CAM1, Torrinha, às 9h.

Por Jonatas Cavalcante

Foto: João Barbosa