Instagram Facebook Twitter Youtube e-SIC: Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

accessibility
Alto contraste
brightness_6
Aumentar texto
zoom_in
Diminuir texto
zoom_out
Teclas de atalho


Secretaria de Saúde realizou o 1° Workshop de Saúde Mental Infantojuvenil para Agentes Comunitários de Saúde e Conselheiros Tutelares
access_time 22/09/2022


A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, na tarde desta última Quarta-feira (21), no Auditório do Centro Administrativo (CAM1), Torrinha, o primeiro Workshop de Saúde Mental Infantojuvenil para Agentes Comunitários de Saúde (ACS's), e os Conselheiros Tutelares que atuam no município do Cabo de Santo Agostinho.

O evento contou com a presença dos profissionais para discutirem ações de combate contra os transtornos mentais e depressivos que vem surgindo entre a faixa etária jovem.

A Campanha deste ano tem como tema principal: "Agir Salva Vidas." Onde traz a visão de que identificar e agir rapidamente acaba evitando diversas fatalidades.

Além de reforçar os cuidados e a atenção com os jovens que possam apresentar sinais de transtornos, o evento ainda ressaltou a importância para dar visibilidade ao Setembro Amarelo, mês de combate contra o suicídio.

Nota-se que durante o período da pandemia, inúmeros casos de crise de ansiedade e transtornos depressivos foi intensificado por conta do isolamento social. E agora, diversos casos de adoecimento mental estão se desencadeando, onde uma boa parte das pessoas que estão apresentando o quadro são crianças e adolescentes.

Além disto, houve discussões sobre inúmeros transtornos entre os quais: TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; onde foram discutidas questões sobre a causa, possíveis sinais e a forma de acompanhamento.

A coordenadora Técnica do Capsi Ciranda de Vida, Paula Lopes, enfatizou a importância de dar visibilidade que vem chamando atenção mediante a faixa etária. ‘’É muito importante que a gente tenha esses momentos de articulação com outros serviços da rede municipal de saúde com a atenção básica, e especialmente com os Agentes Comunitários de Saúde e os Conselheiros Tutelares que estão presentes no dia-a-dia nas residências, e que podem de primeiro contato identificar uma criança que esteja vivenciando algum tipo de transtorno mental’’, disse ela.

CONFIRA O PROGRAMAÇÃO:

26 e 28/09 – Atividade: Mutirão de Psicologia. Fila de espera – Ambulatório SM. Local: Auditório do Espaço Cidadania, Garapu, às 14h.

26, 28/09 e 03/10– Atividade: Cuidando de Quem Cuida – Atividades práticas integrativas, junto aos profissionais da rede de saúde mental. Público-alvo: profissionais dos equipamentos da rede de saúde mental. Local: CAPS’S.

30/09 – Atividade: Seminário Intersetorial – Setembro Amarelo. Público-alvo: profissionais da rede de saúde e redes intersetoriais. Local: Auditório Centro Administrativo CAM1, Torrinha, às 9h.

Por Jonatas Cavalcante

Foto: João Barbosa








© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha, CEP: 54.515-020 | Atendimento: +55 (81) 3521.6645
Ouvidoria: 0800.020.5544 ou (81) 3524.5544
CNPJ: 11.294.402/0001-62
E-mail: prefeitura@cabo.pe.gov.br