No cabo, Procon fiscaliza lojas de brinquedos
access_time
10/10/2022
A Superintendência de Proteção e defesa do Consumidor (Procon) visitou, na manhã da última sexta-feira (07), algumas lojas de brinquedos da cidade para assegurar que não haja a venda de produtos irregulares nos comércios. A inciativa antecede o Dia das crianças – comemorado em 12 de outubro.
Durante a visita, os fiscais observaram nas embalagens se há o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), informação da faixa etária e tradução das instruções à língua portuguesa, nos itens importados, como também foram verificados se os produtos estavam precificados (com o preço exposto ao consumidor). Caso os produtos atenderem essas determinações, estarão aptos a serem comercializados.
No período da fiscalização, não foram encontradas irregularidades nas lojas. O Procon ainda orienta o consumidor a ficar sempre atento quando for realizar alguma compra de produtos ou adquirir serviços voltados às crianças. “É importante observar, por exemplo, se existe selo do Inmetro; assim como, as informações acerca dos possíveis riscos que o produto oferece para a crianças.”
Por fim, o Procon ressalta a importância de exigir a nota fiscal, pois além de ser direito do consumidor, a nota fiscal é a segurança nos casos de possíveis defeitos do produto.
“A importância da fiscalização aos consumidores (pais), deu-se para averiguação dos presentes para o dia das crianças, no que concerne a precificação, o registro do Inmetro e a faixa etária”, disse Quésia Maria, Gerente do Procon Municipal.
Por Fellipe Albuquerque
Foto: Marcos Aurélio