Prefeitura do Cabo recebe menção honrosa por indicadores de desempenho no Programa de Controle da Tuberculose, no município
access_time
11/10/2022
O Programa Municipal de Controle da Tuberculose da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho recebeu, nesta terça-feira (11), menção honrosa do Ministério da Saúde pelo esforço feito para alcançar a meta pelos números inferiores a 90% de contatos examinados de casos novos de tuberculose pulmonar, com confirmação laboratorial dentro do período do ano de 2021, no município, atingindo um índice de 91,6%.
O reconhecimento aconteceu no Centro de Referência Secundária de Hanseníase e Tuberculose, pela Coordenação Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas (CGDR/DCCI/SVS/MS). No Estado de Pernambuco, a cidade do Cabo atingiu uma das metas propostas pelo Plano Nacional, no intuito de findar a tuberculose.
De acordo com a coordenadora da Política em Combate à Tuberculose do Cabo, Vanessa Carneiro, o Ministério da Saúde tem uma política de presentear os municípios que atingem as metas propostas em tuberculose, com a finalidade de reconhecimento do trabalho da equipe e de estímulo para outros municípios e estados. A gestora ainda explica que as equipes de saúde da cidade têm realizado um importante trabalho. "Esta meta tem muita relevância ao município, haja vista que o controle da tuberculose dar-se-á a partir do alcance dos objetivos propostos, por testarmos todos os pacientes do município", ressaltou.
A Secretaria de Saúde do Cabo orienta que em casos de sintomas como perda de peso, tosse por mais de 3 semanas, catarro, febre baixa no final da tarde e suor excessivo durante a noite, deve-se procurar por atendimento médico.
Por Gesla Ferreira
Foto: Gilberto Crispim