No Cabo, alerta contra o câncer de mama marca encerramento do “Outubro Rosa”
access_time 27/10/2022

A Campanha Nacional Outubro Rosa foi encerrada no Cabo de Santo Agostinho, na manhã desta quinta-feira (27), na Policlínica Dr. Manuel Gomes. A unidade promoveu uma manhã de muita informação sobre a prevenção do câncer de mama. No local, foram ofertados os serviços de prevenção, teste rápido de sífilis e marcação de mamografia.

A Secretaria de Saúde do município promoveu, durante todo o mês de outubro, ações descentralizadas em vários bairros do município, para orientar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Com isso, foram marcados mais 900 procedimentos para mamografia.

O autoexame é fundamental pois 90% dos casos descobertos no início, tem cura. Hoje, a mulher busca maior independência e tem uma vida agitada; diversos fatores, como alimentação inadequada, obesidade, álcool, fumo e sedentarismo contribuem ao surgimento da doença.

Por Gesla Ferreira

Foto: Marcos Aurélio