Prefeitura do Cabo realiza Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos
access_time 05/11/2022

A Prefeitura do Cabo por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã deste sábado (05), a Campanha de Vacinação Antirrábica. Neste primeiro momento os bairros contemplados foram os bairros de Pontezinha e Ponte dos Carvalhos, a ação aconteceu em lugares descentralizados dos bairros. Durante o mês a campanha atenderá outros bairros do município.

O intuito da Secretaria é atender a todo município de forma descentralizada.
O objetivo é vacinar, aproximadamente, 32.000 animais de estimação até o último dia de vacinação, todos os cães e gatos saudáveis, com 04 meses ou mais de idade que nunca tomaram a vacina ou está com a vacinação atrasada mais de 1° ano deverão participar.

Aplicar a vacina antirrábica nos animais é a forma mais efetiva de evitar que a doença seja transmitida entre eles e para os humanos, além de manter pets saudáveis.
A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivo ou tristinhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

“É de grande importância que os responsáveis levem seus pets para vacinar, com a vacinação em dia garantimos mais segurança para nossos animais e também para os humanos”, comentou Ricardo Albuquerque, Superintendente de Vigilância a Saúde.

Confira a programação dos demais sábados:

Cohab
Alto da Bela Vista
Alto do Cruzeiro
Malaquias
São Francisco
Charnequinha

Vila Social
Santo Inácio
Garapu
Vila Claudete
Rosário