Prefeitura do Cabo promove formação volta às escolas de tempo integral
access_time 08/12/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação promoveu nesta terça-feira (06), formação voltada às escolas de tempo integral do município. A capacitação aconteceu em parceria com o Instituto GESTOS, na quadra da ETI Governador Eduardo Campos, no Bairro São Francisco e contou com a participação de gestores, professores, estudantes, representantes do legislativo, conselheiros tutelares e sociedade civil.

A coordenadora da educação integral, Aldamare Santos, pontua a importância em realizar uma formação voltada às escolas em tempo integral do município com a participação da equipe pedagógica e da sociedade civil. “ Esse momento é importante para educação do Cabo, pois estamos no processo de revisão das nossas diretrizes pedagógicas e operacionais da escola em tempo integral e a comunidade escolar, a comunidade vizinha da escola está participando da revisão desse documento, que vai nortear a legalidade da educação integral. Estão participando desta capacitação os estudantes, representante do legislativo, o presidente da associação dos moradores, conselho tutelar, pais e responsáveis, além de professores e gestores das ETIs, “ afirmou.

“Estamos promovendo um Word café, que é uma metodologia de escuta da comunidade, estamos em uma escola de tempo integral tentando entender como a comunidade se relaciona com a escola e como a escola pode se relacionar com a comunidade. A partir de perguntas disparadoras, como, quais cursos você quer na escola; de que forma conseguiremos estreitar a relação entre comunidade escola e para isso estamos escutando os pais, alunos, lideranças comunitárias, professores e toda equipe que faz parte da escola. Nosso objetivo é construir uma escola que seja integral de fato, ou seja, que ela integre a comunidade com a escola, ” destacou o Gestor de Projetos do Instituto GESTOS, Adonias Morais.

Vale ressaltar que o Instituto GESTOS é uma organização sem fins lucrativos, mantida e criada pela Fundação Lemann que visa a transformação social do Brasil e atua no aprimoramento da gestão administrativa e pedagógica em 28 redes públicas de educação e impacta mais de 1,6 milhão de alunos em todo território brasileiro.

Por Tayná Benigno

Foto: João Barbosa