Saúde do Cabo capacita cuidadores das residências terapêuticas
access_time 21/12/2022

Os cuidadores das residências terapêuticas do Cabo de Santo Agostinho participaram de uma capacitação, nesta terça-feira (20), como também da avaliação anual. O encontro, realizado pela Secretaria de Saúde do município, aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM 1) e faz parte da educação permanente aos profissionais.

Durante o momento, os profissionais foram inscritos e iniciaram a primeira etapa de um curso organizado pela Gerência Estadual de Saúde Mental, que será online, com carga horária de 30 horas. Com isso, os cuidadores terão um aprimoramento nos cuidados do dia a dia, nas residências terapêuticas.

“O poder municipal prioriza o pressuposto da valorização do servidor, a fim de uma maior qualificação profissionais. Dessa forma, intervindo na assistência do dia a dia aos nossos moradores das residências terapêuticas”, ressaltou a coordenadora de Saúde Mental do município, Danielle Moura.

A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei nacional 10.216/2001, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária, focado à garantia dos direitos humanos e inclusão social. Com o fim dos leitos psiquiátricos, em modelo manicomial, há hoje no município 32 moradores residindo e, também, 32 profissionais cuidadores nas 4 residências terapêuticas na Rede de Saúde Mental.

Por Gesla Ferreira

Foto: Jakson Costa