Cabo de Santo Agostinho é pioneiro em programa de segurança pública nacional
access_time 26/12/2022

O Encontro de Secretários Municipais de Segurança e Comandantes de Guarda Municipal de Pernambuco acontece no dia 27 de dezembro, no Cabo de Santo Agostinho.

Com objetivo de debater os caminhos para a segurança pública e a inserção de novas tecnologias, inovações, metodologias e estruturas importantes para a prevenção e o combate à violência, o Cabo de Santo Agostinho (PE) recebe o 1º Encontro de Secretários Municipais de Segurança e Comandantes de Guarda Municipal de Pernambuco.

O Encontro tem como tema central o Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública (CidadeSusp) no Cabo de Santo Agostinho, que integra a lista dos 20 municípios escolhidos para implementação inicial do Programa em todo país. Devido aos avanços pioneiros em sua aplicação, o Cabo de Santo Agostinho vem se tornando peça-chave para a expansão do Programa, que prevê uma série de novas metodologias, equipamentos e tecnologias voltadas para a área de segurança.

Entre as ferramentas, está uma plataforma integrada de inteligência artificial, cuja finalidade é proporcionar a análise de mais de 130 indicadores para auxiliar na composição de diagnósticos precisos (analisando causas críticas para além dos indicadores de segurança) para criação de planos de segurança municipais estratégicos com atuação articulada e linguagem uniformizada a nível estadual e federal.

Segundo Pablo de Carvalho, delegado de polícia, psicanalista e secretário de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho, “o Programa vai nos dar um diagnóstico aprofundado e preciso dos problemas sociais mais graves do Cabo de Santo Agostinho” para prover “uma segurança preventiva, humana, racional, baseada em evidência e, acima de tudo, atendendo grupos mais pobres e prioritários, aqueles que mais precisam de segurança pública sofisticada e de qualidade, com olhar voltado para o futuro, abarcando uma visão humanística e multidisciplinar”.

Por Emanuela Arruda

Foto: Jakson Costa