Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho lança segundo desafio de inovação aberta
access_time
28/12/2022
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através de parceria com o Instituto Ikone lançou, nesta terça-feira (27), o segundo desafio de inovação aberta. O solenidade aconteceu durante o 1º Encontro de Secretários Municipais de Segurança e Comandantes de Guarda Municipal de Pernambuco (ESEMS-PE), realizado no cinema do Shopping Costa Dourada.
O segundo desafio de inovação aberta tem como foco a evasão escolar, visto que, ao cruzar os dados de violência, perfil criminal, desigualdade econômica e escolarização, os indicadores do (Datasus), apontam jovens entre 13 e 29 anos como o público-alvo vulnerável, sendo em sua maioria negros e pobres. Tal desafio visa a requalificação, acompanhamento, educação crítica, qualidade técnica, rendimento escolar e todos os benefícios de um processo de inovação aberta. Isto é, a multiplicação de ideias e soluções eficazes, criatividade, velocidade, engajamento e protagonismo da sociedade organizada, comércios, serviços e indústrias.
A gestão municipal divulgou, o primeiro chamamento público buscando atrair talentos (startups, empreendedores, cientistas, pesquisadores, técnicos especialistas em segurança, educadores e estudantes) que sejam capazes de solucionar a problemática da evasão escolar. Os selecionados receberão um prêmio de R$40 mil para tirar a solução do papel e mudar a vida dos cabenses. O projeto Educar é Proteger, linca o trabalho de quatro atores através da inovação aberta: Viven (associação sem fins lucrativos), Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) e a IKONE (plataforma de inovação aberta e laboratório vivo de aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).
Vale ressaltar que em agosto de 2022, a Prefeitura do Cabo em conjunto com o Instituto Ikone e a Secretaria de Meio Ambiente realizaram o 1º desafio, intitulado ”Nada se descarta, por uma cidade lixo zero”, que trabalhou o tema resíduo sólido urbano e teve como objetivo ampliar o quantitativo de resíduos direcionados a retornar à economia circular, através da reciclagem, possibilitando a geração de renda para quem mais precisa. O qual premiou a NovaClauRecicla, associação de catadores e artesãos do Cabo.
Por Tayná Benigno
Foto: Jakson Costa