Cabo desenvolve ação educativa contra descarte irregular de lixo
access_time
05/01/2023
O descarte correto de resíduos sólidos é o tema de uma ação educativa, realizada pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com início nesta quarta-feira (4), no bairro de Ponte dos Carvalhos. A ação, coordenada pelo departamento de Educação Ambiental, serve para orientar os comerciantes e moradores da localidade a não descartarem o lixo fora do dia e horário da coleta domiciliar, tampouco em locais inadequados, como canais e canaletas.
Na ocasião, os profissionais distribuíram panfletos educativos e também falaram sobre a importância do descarte correto de diferentes resíduos.
Manter a cidade limpa não é só uma questão de bem-estar, sendo uma relação de saúde pública. Ao jogar o lixo no chão, cria-se um ambiente propício à proliferação de insetos e animais, vetores das doenças encontradas nas áreas urbanas dos estados. Em outras palavras, essa comunidade endêmica são aqueles bichos indesejáveis ao homem e que podem trazer doenças, assim como os demais animais que vivem ou são atraídos pelo lixo, podendo comprometer a saúde da comunidade e a qualidade do ambiente.
"A população precisa estar sensível à necessidade de cuidar de onde vivemos, descartando lixo no local correto. Assim, cuidamos não só da natureza, mas de nós mesmos”, afirma Stela Caroline, educadora ambiental.
Por Gesla Ferreira
Foto: Emanuel Silva