Prefeitura do Cabo inicia programação da campanha “Janeiro Branco”
access_time 20/01/2023

O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, promoção e discussões que reflitam e proporcionem o fortalecimento dos fatores de proteção individuais e coletivos para profissionais e público em geral das unidades de saúde do município. Dessa forma, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Saúde, preparou uma programação durante o mês de janeiro sobre os cuidados com a sanidade mental, reforçando a importância de buscar orientação e ajuda nos serviços públicos que ofertam acolhimento aos cabenses.

Na manhã desta quinta-feira (19), foi realizada a abertura das programações do Janeiro Branco, na Unidade de Saúde Manoel Gomes. A campanha, com o objetivo de alertar a todos sobre os cuidados à saúde mental, teve como tema: “A vida pede equilíbrio, como anda a sua saúde mental?” Durante a abertura, foram realizadas diversas atividades, como acolhimento poético com o Serviço e Arte Educação (SARTE), palestra com a Psicóloga Rubia de Souza, além de atividades físicas.

“É importante sempre refletir que o mês de janeiro é uma página em branco, dada pelo universo, para rescrever nossa história, diminuir a ansiedade e, assim, procurar cuidados com a nossa saúde mental”, comentou Beto Vieira, Coordenador de Saúde, Arte e Educação.

A palestrante e psicóloga Rubia de Souza ressaltou a importância dos cuidados com a saúde mental. “Procurar cuidar da saúde mental é fundamental para uma melhor qualidade de vida e prevenção de doenças. Que possamos sempre cuidar da nossa saúde, não só no mês de janeiro, mas durante todo o ano!”

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira (19/01):

Roda de conversa – “A vida pede equilíbrio, como anda a sua Saúde Mental?”
Local: Centro de Saúde Manoel Gomes.
Horário: 09h.
Público-alvo: profissionais e público em geral das Unidades de Saúde.

Sexta-feira (20/01):

Roda de Conversa - “Falando sobre Saúde Mental”
Local: Centro de Saúde Vicente Mendes / Ambulatório LGBTQIAPN+.
Horário: 15h.

Segunda-feira (23/01):

Roda de conversa – “Falando sobre Saúde Mental”
Local: Centro Integrado Infantojuvenil.

Quarta-feira (25/01):

Fórum Intersetorial de Saúde Mental – Saúde Mental em pauta: a vida pede equilíbrio.
Local: Auditório CAM I.
Horário: 09h.
Público-alvo: profissionais da Secretaria de Saúde e das Políticas Intersetoriais.

Segunda-feira (30/01):

I Encontro - Construindo Saúde Mental no ambiente de trabalho
Local: Auditório CAM I.
Horário: 08h30.
Público-alvo: profissionais da Saúde - Atenção Primária.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: João Barbosa