Preservação: Prefeitura do Cabo realiza campanha educativa sobre o defeso do caranguejo-uçá, no litoral
access_time 22/01/2023

Dando continuidade à campanha “Não cancele o encontro dos caranguejos”, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou, neste sábado (21), mais uma ação educativa sobre o período da andada do caranguejo-uçá. Desta vez, as equipes de educação ambiental visitaram a Praia de Gaibu, no litoral sul. Vale destacar que o período do defeso do caranguejo começa neste domingo (22), e segue até a próxima sexta-feira (27), durante estas datas ficam proibidas captura, transporte, industrialização, armazenamento e comercialização da espécie.

“O período do defeso é importante para a proteção e manutenção da espécie do caranguejo-uçá em nossos mangues e a segurança das famílias que buscam sua renda através da captura e comercialização dessa espécie. Entre os dias 22 e 27 de janeiro, a Prefeitura do Cabo, através da fiscalização ambiental estará nas comunidades verificando bares, restaurantes, feiras livres e vendedores ambulantes, caso haja irregularidades os animais serão apreendidos, recolhidos e em seguida devolvidos para o seu habitat natural,” pontuou o gerente de Controle Ambiental, Harley Ananias.

Popularmente conhecido como andada, o período de defeso do caranguejo-uçá, é a época em que a espécie se reproduz, ou seja, é a temporada em que caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. A proibição de pesca dessa espécie durante estes dias garante a reprodução e a permanência desse crustáceo. É importante ressaltar que a proibição está prevista em uma portaria da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento.

Além de Pernambuco, o calendário de defeso do caranguejo-uçá também é aplicado em outros dez estados brasileiros, entre eles estão, Amapá, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe. Em 2023, a andada ocorrerá nas seguintes datas:
De 22 a 27 de janeiro;
De 21 a 26 de fevereiro;