Mais tecnologia: Cabo de Santo Agostinho investe em câmeras nos uniformes dos Guardas
access_time
07/06/2023
Uso de câmeras operacionais portáteis acopladas aos uniformes será utilizado em agente da Guarda Civil do Cabo de Santo Agostinho, durante o desempenho das atividades operacionais externas. Os equipamentos adquiridos vão ser utilizados na fase piloto para gravar os turnos dos guardas.
As câmeras são ligadas automaticamente e as imagens podem ser acompanhadas em tempo real, pela equipe da Inteligência do videomonitoramento. Na fase inicial, os testes vão servir para definir os protocolos de uso do equipamento, como a forma de ativação do vídeo e os procedimentos para desativar a gravação em momentos pessoais, como o uso do banheiro.
Os equipamentos foram adquiridos, através de convênio junto ao Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco – DER/PE. O objetivo é dar ainda mais transparência nas abordagens e propiciar segurança aos agentes em serviço e aos demais cidadãos.
Segundo o secretário de Defesa Social, Pablo de Carvalho, a utilização da ferramenta visa "trazer mais transparência e recursos para comprovação de ocorrências e segurança para o cidadão e guardas civis em serviço", ressaltou.
A câmera será acionada no início de cada ocorrência ou em sua iminência, no atendimento de um pedido de prioridade ou de apoio, durante abordagens de qualquer natureza. O equipamento transmite imagem, áudio e localização geográfica, em tempo real. Além disso, as câmeras também possuem um botão de alerta que pode ser acionado pelos agentes, caso considerem que estão em perigo. O material gravado ficará armazenado.
Por Gesla Ferreira
Foto: Gilberto Crispim