Cabo de Santo Agostinho adere ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
access_time
19/06/2023
Na última segunda-feira (12), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação, aderiu ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo Federal, cujo objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Dessa forma, assegurando a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, haja vista o impacto da pandemia para esse público. Além de fomentar a oralidade, leitura e escrita na educação infantil, complementar e consolidar a alfabetização, como também alfabetizar as crianças que não se instruíram na idade prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“O Cabo de Santo Agostinho tem um compromisso muito forte com a alfabetização dos alunos no tempo certo. Fizemos a adesão no primeiro instante ao ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’, programa de alfabetização do Governo Federal. Mas, já estávamos trabalhando com estratégias próprias, além de fazer parte do ‘Criança Alfabetizada’, projeto do Governo Estadual, e do ‘Tempo de Aprender’, também do Governo Federal, possuímos os programas ‘Alfabetiza Já’, iniciativa voltada aos alunos dos 3º e 5º anos, e o ‘Ler Mais’, aplicado aos estudantes dos 6º ao 9º ano. Através dessas estratégias, buscamos garantir a alfabetização dos nossos estudantes no tempo certo, como também promover a recomposição de aprendizado”, enfatizou o secretário de Educação, Betinho Gomes.
Vale pontuar que o Programa Alfabetiza Já abrange crianças do terceiro e quinto anos e sua subdivisão, o programa Ler Mais, tem como foco estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e o público do EJA. Ao todo, 2.400 estudantes são beneficiados pelos programas, que contam com sete estabelecimentos, os quais funcionam no extraturno, aos sábados, além dos 42 polos que atuam durante a semana.
Por Tayná Benigno
Foto: João Barbosa