Prefeitura do Cabo realiza campanha de prevenção ao assédio e violência contra a mulher
access_time 28/06/2023

Buscando prevenir os crimes de importunação sexual, garantir o respeito as mulheres, além de reforçar a luta pelo fim da violência contra a mulher nos festejos juninos, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria da Mulher promove a campanha “No São João do Cabo dança quem quiser, só não vale praticar violência contra a mulher”. A iniciativa que começou nesta segunda-feira (26), deve continuar até a próxima quarta-feira (28), passando pelas regiões do Centro, Ponte dos Carvalhos, Pontezinha e Litoral.

“A campanha ‘No São João do Cabo dança quem quiser, só não vale praticar violência contra a mulher’ tem por objetivo alertar para o aumento das violências que acontecem nos espaços públicos durante os festejos junino, visto que nesta época as mulheres estão mais expostas a violências como assédio, importunação sexual e mesmo agressão física. Vale ressaltar que pesquisas apontam que pelo menos 49% da população acredita que quando a mulher vai para uma festa pública está naturalmente se expondo e não tem o direito de reclamar se for assediada. Nesse sentido buscamos coibir os abusos e todas as formas de violências simbólicas que as mulheres sofrem nos espaços públicos”, destacou a Secretária da Mulher, Walkiria Alves.

Em casos de assédio, importunação sexual ou crimes contra a mulher, tanto a vítima quanto quem presenciou a violência pode realizar a denúncia por meio dos números: 180, Central de Atendimento à Mulher, para orientação; 190, Polícia Militar em caso de flagrante; além do 153, Guarda Civil Municipal do Cabo.

Por Tayná Benigno

Foto: João Barbosa