Prefeitura do Cabo tem como meta, ampliar vagas do ensino em tempo integral
access_time 23/08/2023

Em 2024, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho planeja ampliar de 3 mil para 5 mil o número de vagas na modalidade de escola integral. Atualmente o Cabo tem 12 unidades em tempo integral. O secretário de Educação do município, Betinho gomes, explica que a adesão ao Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, possibilitará os recursos necessários para o cumprimento da meta estabelecida. “Serão aproximadamente R$ 4,4 milhões. E nosso plano futuro é de incluir 1 escola integral em cada regional”, disse Betinho.

Os benefícios do ensino integral vão além do tempo em que o aluno passa na escola. Para Maria Cristiane da Silva, mãe de Lucas, 13 anos, foi a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. “Estava desempregada há um tempo e a escola integral me deu essa condição de voltar a trabalhar, sem me preocupar onde meu filho estaria no tempo livre”, declarou. “Ano que vem quero meu outro filho possa estudar aqui”. Lucas é aluno do 8º ano da Escola Eduardo Campos, no bairro São Francisco. A primeira escola a ter essa modalidade de ensino no Cabo.

“Cada vez mais a escola vem adquirindo um papel social e inclusivo na vida da comunidade”, revela o secretário Betinho Gomes. Ele fala que como dona Maria, muitas outras mães necessitam de apoio, já que crianças na idade do Lucas não são aceitas em creches. “É justamente essa parceria entre escola e família que vai contribuir na construção da criança e desenvolvimento dos jovens e adolescentes”.

REDE INTEGRAL - Há 2 anos a Prefeitura do Cabo incluiu na a rede municipal o ensino em tempo integral, que abrange estudantes do infantil ao fundamental. São servidas 3 refeições diárias. Além das aulas curriculares, as crianças recebem no horário complementar, aulas da base diversificada como multiletramento, matemática experimental, Projeto Vida, Inglês e Espanhol, participam de atividades esportivas, robótica, artes visuais, música, entre outras.

Por Ana Cristina Lima

Foto: Gilberto Crispim