Cabo oferece colocação gratuita de DIU no Centro de Referência da Mulher II
access_time 23/08/2023

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho oferece o DIU (Dispositivo intrauterino), método contraceptivo seguro e de baixo efeito colateral. O serviço é realizado, gratuitamente, às quartas-feiras, no Centro de Referência de Saúde da Mulher II, em Ponte dos Carvalhos. Apesar disso, muitas mulheres no município ainda desconhecem ou têm dúvidas sobre as vantagens do uso do DIU.
O DIU de cobre, utilizado pela rede municipal de saúde, não possui hormônio. Portanto, também é recomendado para mulheres que não podem usar contraceptivos com essa substância. Sua duração é de 10 anos.

Este ano a Prefeitura realizou mais de 100 procedimentos no Centro de Referência da Saúde da Mulher II. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 30% da gravidez indesejada no município são de adolescentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 60% das mulheres que engravidam na adolescência terão a segunda gravidez antes dos 18 anos.
“Estamos fazendo mutirões semanais para estimular o uso do DIU, principalmente nas mulheres mais jovens”, ressalta a coordenadora da Saúde da Mulher, Gisele Paiva. “Como todo método, o DIU pode apresentar falhas, mas sua eficiência é semelhante a de uma laqueadura tubária”.

Para receber o DIU é necessário apresentar os exames de prevenção e ultrassonografia transvaginal na validade (feito no período de 3 meses) e realizar antes procedimento, o exame de BHCG.
O dispositivo é contraindicado para pacientes com adenomiose (presença de glândulas endometriais no miométrio), endometriose (distúrbio no tecido que reveste o útero) e mulheres com grande fluxo menstrual. A avaliação anual é feita durante o exame preventivo.

Por Ana Cristina Lima

Foto: João Barbosa