Prefeitura do Cabo divulga programação do Setembro Amarelo
access_time
15/09/2023
No Setembro Amarelo – mês dedicado à prevenção do suicídio – a
Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho lança o alerta aos cuidados com a saúde mental. Problemas que podem, muitas vezes, passar despercebidos. Até 29 de setembro estão programados, rodas de conversa, atividades nos Caps e um mutirão de psicologia, direcionado ao público infanto-juvenil do Centro Integrado.
As equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o ambulatório de Saúde Mental irão trabalhar a temática da preservação e valorização da vida. Serão ofertados para a população e servidores da saúde dinâmicas e rodas de conversas sobre o tema.
De acordo com a gerente de Saúde Mental do município, Danielle Moura, discutir saúde mental deve ser uma pauta diária e contínua, mas o Setembro Amarelo tem grande importância, na perspectiva de potencialização e ênfase a essa discussão.
“Precisamos pautar esse tema e socializar os equipamentos existentes para apoio e atendimento as pessoas que precisam. Falar e buscar ajuda é a solução. E a Prefeitura do Cabo tem uma rede de Saúde Mental diversificada e disponível, através dos CAPS e ambulatórios para dar essa assistência”, comentou Danielle.
Os CAPS são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso do álcool e outras drogas. São oferecidos serviços de saúde mental de caráter aberto e comunitário, ou seja, inseridos na comunidade e que funcionam em regime porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para ser acolhido no serviço. Ao todo, os CAPS realizam 525 atendimentos mensais.
PROGRAMAÇÃO SETEMBRO AMARELO
PROGRAMAÇÃO SETEMBRO AMARELO
14/09 às 9h
Centro de Especialidades Vicente Mendes
18/09 às 9h
Jamaci de Medeiros
20/09 às 9h
Manoel Gomes
22/09 às 13h
Centro de saúde Vila Roca
25/09 às 9h
Hospital Mendo Sampaio
27/09 às 13h
Centro de Referência da Mulher 2
29/09 às 9h
Centro de Referência da Mulher 1
• 25/09 a 29/09
Mutirão de psicologia para o público Infantojuvenil (demanda do Centro Integrado )
Por Fellipe Albuquerque
Foto: João Barbosa