Prefeitura do Cabo divulga programação do Setembro Amarelo
access_time 15/09/2023

No Setembro Amarelo – mês dedicado à prevenção do suicídio – a
Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho lança o alerta aos cuidados com a saúde mental. Problemas que podem, muitas vezes, passar despercebidos. Até 29 de setembro estão programados, rodas de conversa, atividades nos Caps e um mutirão de psicologia, direcionado ao público infanto-juvenil do Centro Integrado.

As equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o ambulatório de Saúde Mental irão trabalhar a temática da preservação e valorização da vida. Serão ofertados para a população e servidores da saúde dinâmicas e rodas de conversas sobre o tema.

De acordo com a gerente de Saúde Mental do município, Danielle Moura, discutir saúde mental deve ser uma pauta diária e contínua, mas o Setembro Amarelo tem grande importância, na perspectiva de potencialização e ênfase a essa discussão.
“Precisamos pautar esse tema e socializar os equipamentos existentes para apoio e atendimento as pessoas que precisam. Falar e buscar ajuda é a solução. E a Prefeitura do Cabo tem uma rede de Saúde Mental diversificada e disponível, através dos CAPS e ambulatórios para dar essa assistência”, comentou Danielle.

Os CAPS são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso do álcool e outras drogas. São oferecidos serviços de saúde mental de caráter aberto e comunitário, ou seja, inseridos na comunidade e que funcionam em regime porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para ser acolhido no serviço. Ao todo, os CAPS realizam 525 atendimentos mensais.

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO AMARELO

14/09 às 9h
Centro de Especialidades Vicente Mendes
18/09 às 9h