Palácio da Cultura abre exposição para visitação pública
access_time 03/10/2023

Estará aberta ao público até o dia 11 de outubro, uma exposição de arte no Palácio da Cultura, no centro do Cabo de Santo Agostinho. São quadros e esculturas de 27 artistas cabenses. A visitação pública e gratuita está disponível das 8h às 12h e das 13h às 16h.

“Esse é um espaço itinerante que será dedicado a várias atividades culturais”, disse Amanda Siqueira, coordenadora de Promoção à Cultura da Secretaria de Cultura e Lazer do Cabo de Santo Agostinho. O Palácio da Cultura foi inaugurado na última sexta-feira (29) e abriga, além do espaço multifuncional, biblioteca, estúdio audiovisual, gerência de promoção à cultura, salas de reuniões, salas de exposições, entre outros.

O Palácio também conta com um acervo municipal. São fotos, quadros e objetos que foram integrados ao patrimônio devido ao seu valor histórico. É o caso do pavão de metal, que remete à art nouveau, resgatado do local onde foi construída a antiga residência de campo do ex-governador de Pernambuco, José Rufino Bezerra Cavalcanti (1865-1922). O local também serviu de clube de campo.
“Esse pavão era parte decorativa da grade no antigo casarão, e agora se integra a memória de nossa cidade”, explicou Amanda.

No andar superior do Palácio da Cultura também está preservado o antigo gabinete do prefeito, com vários móveis de época. O prédio foi construído na década de 50 pelo então prefeito Vicente Mendes Silva para ser a sede do poder executivo municipal. O lugar já abrigou a Câmara Municipal e o fórum da cidade.

Por Ana Cristina Lima

Foto: Léo Domingos