Cabo investe em escola pública inclusiva
access_time
05/10/2023
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho tem transformado a educação pública municipal num ambiente mais inclusivo. Os investimentos da Secretaria Municipal de Educação vão desde a capacitação de professores para o ensino à crianças com algum tipo de deficiência, a criação de salas específicas para as práticas pedagógicas e profissionais especializados em psicopedagogia, garantindo assim, o melhor desenvolvimento no processo de aprendizagem.
A rede municipal de ensino atende, atualmente, 604 alunos com algum tipo de deficiência, auxiliados por 234 profissionais de Desenvolvimento Educacional Especial (ADEE) e estagiários. Novos profissionais estão em processo de contratação.
Duzentos e quarenta e sete alunos são atendidos com o uso do Aplicativo Livox nas salas de recurso multifuncional e 89 participam do Projeto Braçada Inclusiva, na Escola Antônio Benedito da Rocha, em Garapu. A ferramenta consiste em facilitar a comunicação de pessoas que possuem alguma deficiência na fala, como paralisia cerebral, autismo e outras limitações.
Recentemente, a Secretaria de Educação inaugurou uma sala de referência para alunos com deficiência visual e baixa visão, na escola Ariosto Nunes Martins, no Centro. Além disso, 52 profissionais foram capacitados pela gestão municipal para lecionar a esse público, em parceria com a Fundação Dorina, especializada em inclusão de pessoas cegas e com baixa visão. A educação do Cabo também conta com um psicopedagogo em cada regional, para atendimento aos alunos que precisam do serviço.
Por Akila Soares
Foto: Léo Domingos