Instagram Facebook Twitter Youtube e-SIC: Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

accessibility
Alto contraste
brightness_6
Aumentar texto
zoom_in
Diminuir texto
zoom_out
Teclas de atalho


Prefeitura amplia capacidade cirúrgica de hospitais municipais com aquisição de equipamentos modernos
access_time 19/10/2023


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho adquiriu 24 novos equipamentos para área cirúrgica do Hospital Mendo Sampaio, Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos e o Hospital Infantil Doutor Adailton Corte de Alencar. As aquisições vão garantir a modernização do sistema público de Saúde e a qualidade nos procedimentos realizados pelos profissionais.

“Teremos o que há de mais moderno para a Saúde do Cabo. As mesas cirúrgicas são do mesmo nível de hospitais particulares de grande porte. Tudo isso vem para facilitar o trabalho dos nossos profissionais que estão nos hospitais realizando os atendimentos”, explicou Bruno Villar, Secretário de Saúde.

O Hospital Mendo Sampaio recebeu 2 focos cirúrgicos, 2 carros de anestesia, 2 mesas cirúrgicas, 1 bisturi elétrico e 2 monitores multiparâmetro. O bisturi elétrico vai permitir a precisão em cirurgias, contribuindo para a recuperação mais rápida dos pacientes. As mesas cirúrgicas de última geração vão facilitar no momento das cirurgias para movimentação do paciente, trazendo conforto para operações cirúrgicas mais demoradas.

Para o Hospital Infantil foram 1 carro de anestesia, 1 mesa cirúrgica, 1 bisturi elétrico, 1 foco e um monitor multiparâmetro. Esse aparelho faz a leitura dos sinais vitais do paciente, indicando em tempo real para a equipe médica, através das informações na tela e de alarmes visuais e sonoros, qual a sua condição de saúde atual do paciente.

Além de aparelhos cirúrgicos, a Maternidade Padre Geraldo recebeu quatro incubadoras, sendo duas fixas e duas de transporte. Em setembro, a unidade já havia adquirido incubadoras neonatais de transporte e fixa, capnógrafo (equipamento que faz o monitoramento em tempo real da frequência cardíaca fetal do RN), além de três camas para pré-partos.

A Prefeitura também investiu na capacitação dos profissionais de saúde que irão operar esses equipamentos, garantindo que a população do Cabo seja atendida por cirurgiões qualificados e treinados para utilizar as tecnologias mais recentes.

Por Akila Soares

Foto: João Barbosa








© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha, CEP: 54.515-020 | Atendimento: +55 (81) 3521.6645
Ouvidoria: 0800.020.5544 ou (81) 3524.5544
CNPJ: 11.294.402/0001-62
E-mail: prefeitura@cabo.pe.gov.br