Saúde promove ação de prevenção ao câncer de mama no Vicente Mendes
access_time 20/10/2023

Uma ação de conscientização sobre prevenção ao câncer de mama foi realizada na manhã desta sexta-feira (20), no Centro de Especialidades Vicente Mendes, no bairro da Cohab, Cabo de Santo Agostinho. A ação em alusão ao Outubro Rosa e ofereceu para mais de 80 mulheres, consultas com mastologista, ginecologista e palestra para esclarecimento sobre a doença.

“O diagnóstico precoce muda o curso da doença”, afirmou a mastologista Larissa Cabral. A médica explica que a atividade física e uma dieta equilibrada são aliados da mulher. “Realizar exercícios e manter uma alimentação saudável podem contribuir para reduzir em até 20% os riscos de aparecimento do câncer”, esclareceu Larissa durante a conversa com as pacientes.

Durante a palestra, Larissa Cabral e o ginecologista Jardel Soares também orientaram sobre a importância do autoexame. A técnica ajuda a identificar quando há alteração na mama.
Severina Cecílio de Souza, 65 anos, realiza anualmente o exame preventivo de mama. Hoje ela compareceu ao Vicente Mendes para obter o encaminhamento para realizar o ultrassom de mama e a mamografia. “Não descuido desse lado. Todos os anos estou aqui para pegar a guia do exame”, disse ela.

Além da palestra e consultas com mastologista e ginecologista, a ação também ofertou para as mulheres o teste rápido de HIV e Sífilis. O exame é oferecido pela rede pública regularmente, e é realizado por demanda espontânea. O resultado sai em poucos minutos.

Por Ana Cristina Lima

Foto: João Barbosa