Equipe da Saúde fez inspeções em residências para garantir o controle de arboviroses e endemias
access_time 30/10/2023

Para diminuir a propagação de doenças causadas por arboviroses (transmitidas por mosquitos), a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma ação em bairros da cidade, no último sábado (28).
As inspeções são feitas por agentes comunitários de endemias (ACEs), que vão aos domicílios identificarem os focos de arboviroses. Locais de difícil acesso também estão sendo inspecionados, como residências fechadas ou abandonadas e casas de veraneio. O trabalho vai ser realizado até o final de dezembro.
Somente no mês de outubro foram realizadas visitas em Pirapama, Rosário e na praia de Itapuama. No total mais de 600 imóveis já foram inspecionados.
As arboviroses são doenças virais transmitidas por artrópodes, como mosquitos, e incluem enfermidades como a dengue, zika e chikungunya. O clima tropical e as altas temperaturas na região do Cabo de Santo Agostinho proporcionam condições ideais para a reprodução dos mosquitos transmissores, como o Aedes aegypti.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: Secom