Meta da Prefeitura do Cabo é imunizar 32 mil pets na Campanha de Vacinação Antirrábica
access_time 07/11/2023

Começa no próximo sábado (11) a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica, no Cabo de Santo Agostinho. A meta é imunizar 32 mil pets. Para garantir uma melhor cobertura vacinal nas diversas áreas do município, a Secretaria Municipal de Saúde vai promover a ação nos dias 11, 18, 25 de novembro e 02 dezembro. A lista com os pontos de vacinação, e datas correspondentes, será disponibilizada no instagram da Prefeitura do Cabo e no site, o www.cabo.pe.gov.br.

A campanha de vacinação antirrábica inicia no dia 11, pelos bairros de Ponte dos Carvalhos e Pontezinha. Serão montados 16 pontos de atendimento, no horário das 8h às 16h. Durante toda a campanha, a Prefeitura do Cabo estará disponibilizando 61 pontos de vacinação que serão distribuídos entre as 4 regionais.
Devem ser vacinados cães e gatos saudáveis com idade a partir de 3 meses. Também aqueles com vacina atrasada a mais de 1 ano. A vacina antirrábica aumenta a imunidade dos pets contra a raiva, uma zoonose grave que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais.
A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.
UNIDADE DE ZOONOSES- Quem perder o período da campanha, não precisa se preocupar. A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do município oferece a vacina antirrábica, gratuitamente, todas as quartas-feiras, das 13h30 às 15h30, sem necessidade de agendamento prévio.
A UVZ está localizada na Rua Amaro Pereira Cavalcante, nº 197, no Centro. Para obter informações adicionais sobre a vacinação antirrábica de cães e gatos, entre em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) pelo número: 3524-9030.

Por Ana Cristina Lima

Foto: João Barbosa