Instagram Facebook Twitter Youtube e-SIC: Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

accessibility
Alto contraste
brightness_6
Aumentar texto
zoom_in
Diminuir texto
zoom_out
Teclas de atalho


Profissionais de Saúde recebem capacitação para manejo clínico da doença de Chagas
access_time 21/11/2023


O Cabo de Santo Agostinho, sediou nesta terça-feira (21), a capacitação de manejo clínico da doença de Chagas para profissionais da saúde. O evento aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado no bairro da Torrinha, em parceria com o Governo do Estado. Médicos, enfermeiros e agentes epidemiológicos de Ipojuca, Moreno e Jaboatão também participaram. O Cabo é a sede da 1ª Gerência Regional de Saúde (Geres) da microrregião.

O curso orientou os profissionais saúde, como também aqueles diretamente envolvidos com as ações de vigilância dos municípios, sobre as estratégias importantes para o combate à doença de Chagas. Além disso, as gestões municipais foram instruídas para o acompanhamento dos indicadores da enfermidade, para que desenvolvem ações assertivas para diminuição da doença.

A Chagas é uma das quatro maiores causas de morte por doenças infecciosas e parasitárias. A transmissão é feita pelo parasita Tripanossoma Cruzi, cujo vetor é o triatomíneo, mais conhecido como barbeiro. Os sintomas incluem febre contínua, intermitente e prolongada por 7 dias, manchas vermelhas na pele, inflamações (pele, fígado ou baço), icterícia, náusea, astenia (perda ou diminuição de força física), dor nas articulações e dor abdominal.

Indivíduos que residem ou residiram em locais onde possa ter ocorrido o convívio com o vetor (barbeiro) ou ter realizado transfusão de sangue ou hemocomponentes antes de 1992, são mais propícias para contaminação. Na suspeita da doença de Chagas, o paciente realiza testagem sorológica nas Unidades de Saúde da Família (USF) e em seguida, as amostras de soro são encaminhadas para o Governo do Estado.

Por Akila Soares

Foto: Léo Domingos








© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha, CEP: 54.515-020 | Atendimento: +55 (81) 3521.6645
Ouvidoria: 0800.020.5544 ou (81) 3524.5544
CNPJ: 11.294.402/0001-62
E-mail: prefeitura@cabo.pe.gov.br