Estabelecimentos do Cabo devem adotar medidas de segurança para auxiliar mulheres em situação de risco
access_time 17/01/2024

No Cabo de Santo Agostinho é obrigatório casas noturnas, casas de shows, restaurantes, bares, hoteis e estabelecimento similares adotem medidas de segurança para auxiliar às mulheres que se sintam em situação de risco nas dependências desses estabelecimentos. A medida de segurança é Lei Municipal (3.824/23) desde o ano passado. Com a proximidade do Carnaval, período em que os hoteis recebem muitos turistas, a Secretaria da Mulher do Cabo está orientando administradores e gerentes sobre o cumprimento da lei.
A visita começou nessa terça-feira (16) pelo Hotel Arrecife dos Corais, em Gaibu. A ação segue nos locais de hospedagem do Cabo, até o final do mês. Durante a visita, a equipe da Secretaria da Mulher compartilhou a lei e detalhou sobre as exigências da legislação, esclarecendo as dúvidas dos administradores e gerentes.
Além das orientações, foi fixado cartazes informativos nos espaços de convivência que alertam as mulheres e indicam os canais de denúncia. A Secretaria da Mulher também oferece formação para as equipes de profissionais dos estabelecimentos. O objetivo é capacitá-los para atuação nos casos de violência, assédio ou importunação às mulheres.
“Estamos, a princípio, realizando uma ação informativa, mas pretendemos realizar uma formação para a equipe de profissionais que trabalham nestes estabelecimentos, pois se ocorrer algum caso de violência ou de assédio, a equipe pode atuar com proteção à vítima e encaminhamento dela para os órgãos competentes. Como nosso litoral recebe muitos turistas entre os meses de dezembro e fevereiro decidimos começar a campanha de conscientização na região das praias, mas nosso objetivo é percorrer todo o trade turístico do Cabo, ” disse.

Por Tayná Benigno

Foto: Mariangela Viana