Cabo terá Paixão de Cristo em Juçaral e Ponte dos Carvalhos
access_time 27/03/2024

A“Paixão de Ponte” acontecerá a partir das 20hs, nos dias 29 e 30 (sexta e sábado), na Rua das Violetas, Loteamento Cidade Jardim, Ponte dos Carvalhos. Este ano a novidade é o personagem de Jesus, um negro, interpretado pelo ator José Henrique.

O espetáculo foi encenado pela primeira vez na década de 60, originalmente formado por pescadores e agricultores que tiravam com muito sacrifício o seu sustento, da lama dos manguezais, da pouca água dos rios, e do corte da cana de açúcar.

“A Paixão da Ponte estimula o comércio e o turismo local. O Cabo é um dos principais pólos artísticos e turísticos do Estado de Pernambuco. O espetáculo é gratuito e apresenta ações de acessibilidade, dentre elas camarote exclusivo para pessoas com deficiência e interpretes de libras”, disse um dos organizadores do espetáculo, Diego Silva.

O evento está inserido no calendário cultural do Cabo de Santo Agostinho. É realizado numa área de 300 m² e gera aproximadamente 100 empregos diretos e 100 indiretos relacionados à quermesse que é montada junto ao local de realização da peça.

O diferencial do espetáculo reside na parte da crucificação, através de adaptação do Texto a Descida da Cruz do Padre Geraldo Leite Bastos, onde na cruz o cristo faz questionamentos sobre os grandes problemas da humanidade, questões como injustiça, fone, seca, solidão, são temas trazidos pelo texto. O drama de Cristo se reverter no drama dos menos favorecidos. O espetáculo conta músicas autorais, canções que se utilizam dos ritmos brasileiros, seguindo a tendência da música ritual inculturada do Concilio Vaticano I.

A Paixão de Ponte tem patrocínio e incentivo cultural da Fundarpe, Governo de Pernambuco, em parceria Prefeitura do Cabo, com realização do Centro Cultural Farol da Vila e a Sociedade Teatral e cultural Nação do Divino.

PAIXÃO DE JUÇARAL - Atores mirins serão o destaque da encenação da “Paixão de Cristo de Juçaral”, zona rural do Cabo de Santo de Santo Agostinho, que vai acontecer nesta sexta-feira (29). O espetáculo começa às 19h, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. O evento conta com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Cultura.

Trinta jovens da comunidade vão interpretar as principais cenas da Paixão de Cristo – ceia, condenação, morte e ressureição. Todos eles estão atuando pela primeira vez, sob a coordenação do diretor e produtor André Lima.

André conta que o espetáculo em Juçaral está sendo retomado após 18 anos. “Há uma grande ansiedade por parte das crianças e dos moradores, pois Juçaral é uma comunidade que respira religiosidade”, disse.

SERVIÇO:

PAIXÃO DE CRISTO DE JUÇARAL