Prefeitura do Cabo lançará campanha de  incentivo a adoção de animais
access_time 22/04/2024

Na próxima quinta-feira (25) a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho lança um conjunto de ações que passam a integrar as políticas públicas de proteção a cães e gatos.  Dentre elas a criação da campanha de adoção, iniciativa que conta com o apoio de entidades parceiras do município.  Na ocasião, o prefeito Keko do Armazém receberá uma homenagem das organizações não-governamentais que trabalham na defesa e proteção de animais. O prêmio “Prefeito Amigo dos Pets” é o reconhecimento pelos programas, projetos e ações que a gestão vem adotando para garantir a proteção dos animais domésticos vítimas de abandono, maus tratos e para a realização do controle populacional.

O evento será às 9h, no Palácio da Cultura e contará com a presença das várias entidades e protetores de animais.  Na programação, além do    lançamento da página de adoção de Pet, haverá a apresentação do programa de chipagem animal e a renovação do termo de fomento com o Instituto “Quem Ama Cuida Castra os Animais”, que oferta o serviço de maneira gratuita para tutores de pets. Todas essas ações são coordenadas pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente, através da gerência de Bem-Estar Animal.

Para incentivar a adoção de Pets que foram acolhidos por protetores de animais, a Secretaria de Meio Ambiente criou a página no site da Prefeitura do Cabo.  O serviço funciona online, com fotos e informações dos pets, onde os interessados poderão escolher e se cadastrar para a adoção. Os animais adotados já serão entregues chipados e castrados.

Após o cadastro, a próxima etapa envolve uma visita da equipe da Gerência de Bem-Estar Animal ao lar do tutor. "Essa visita não apenas visa assegurar que o ambiente seja adequado para o novo membro da família, mas também proporciona uma oportunidade para esclarecer dúvidas, compartilhar orientações sobre os cuidados necessários e fortalecer o compromisso com a adoção responsável", da gerência de Bem-Estar Animal, da Prefeitura do Cabo

Chipagem - O microchip funciona como a identidade do animal. O chip permite localizar o pet caso ele se perca, pois tem armazenado as informações de saúde, como vacinas e condições médicas e de seu tutor. A Prefeitura também oferece o serviço ofertado de castração. O programa prioriza animais de tutores de baixa renda. No Cabo, já foram realizadas mais de 3000 castrações.

Por Ana Cristina Lima

Foto: Divulgação