Prefeitura do Cabo comemora um ano do Programa Cabo Amigo Bicho
access_time 26/04/2024

Nesta quinta-feira (25), o Palácio da Cultura, no Cabo, foi palco da celebração de um ano do Programa Cabo Amigo Bicho, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente. Na ocasião, foram anunciadas a criação de políticas públicas voltadas para o cuidado e proteção dos animais, como a assinatura da Lei Nº 30 de 25 de abril de 2024, que cria o Banco de Ração e Utensílios para Animais Domésticos – caninos e felinos. Durante o evento também foi realizada a entrega do título “Prefeito Amigo dos Pets” e a homenagem a primeira protetora de animais do município, a professora Katia Regina Vasconcelos.
Através do Programa Cabo Amigo Bicho mais de 3 mil animais foram castrados, contribuindo significativamente para o controle populacional e o combate ao abandono.

“Nossa gestão é pioneira no cuidado com os animais. Até o ano de 2021 não tínhamos nenhuma política pública voltada para o bem-estar dos pets. Neste um ano do programa também celebramos mais de 3 mil cães e gatos castrados, o que resulta em aproximadamente 30 mil animais em situação de abandono”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Harley Belo.

Durante o evento também foram anunciados o lançamento do programa de chipagem, que entrará em vigor a partir de maio. Todos os animais castrados através do Cabo Amigo Bicho serão microchipados, permitindo rastrear e identificar os animais em caso de abandono, fuga, e assim, procurar pelos tutores responsáveis. Outra novidade apresentada foi o lançamento do site do Bem-Estar Animal - uma plataforma informativa dentro do site da Prefeitura do Cabo -, além da campanha de adoção responsável, entre outras ações.

No evento de celebração, o prefeito Keko do Armazém foi homenageado com o título de "Prefeito Amigo dos Pets", em reconhecimento ao seu pioneirismo, compromisso e apoio contínuo às políticas públicas em defesa dos animais. “Estou de mãos dadas com todos que lutam em defesa dos animais e não largo por nada. Vamos continuar na luta para o fortalecimento das políticas públicas dos animais. Mas é importante dizer que todas essas conquistas, hoje, comemoradas, só foram possíveis graças ao comprometimento de vocês em ajudar os animais do Cabo de Santo Agostinho”, ressaltou Keko.

Por Tayná Benigno

Foto: Léo Domingos