Mais uma creche: Cabo é contemplado por edital do Governo do Estado
access_time
17/05/2024
O Cabo de Santo Agostinho, município da Região Metropolitana do Recife (RMR), foi um dos contemplados no lançamento do edital de licitação para a construção de 51 Centros de Educação Infantil (CEIs), pelo Governo do Estado. O prefeito Keko do Armazém (PP), esteve presente durante o anúncio que foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, pela governadora Raquel Lyra (PSDB), na tarde da última quinta-feira (16).
“Acabamos de assinar um convênio com a governadora onde cedemos um terreno lá na Vila Santo Inácio para a construção de uma nova creche totalmente mobiliada. O Estado investirá R$ 6 milhões nas obras do novo equipamento”, comentou o prefeito do Cabo, Keko do Armazém.
A obra será realizada com recursos estaduais, um investimento de R$ 6 milhões. Segundo Raquel Lyra, o Estado arcará com os custos do equipamento durante o seu primeiro ano de funcionamento. Após isto, a gestão municipal deverá custear as despesas do espaço, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). “A gente vai entregar a creche pronta aos municípios. Já assinamos o convênio de parceria em que nos comprometemos a pagar o funcionamento do primeiro ano da creche, até que o Governo Federal coloque os recursos via Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica”, pontuou a governadora.
Atualmente o município do Cabo conta com 28 creches, dessas quatro funcionam em tempo integral, oito funcionam em meio-período e 12 são conveniadas e atendem uma demanda de aproximadamente 1.200 crianças de 0 a 3 anos de idade. O novo Centro de Educação Infantil beneficiará aproximadamente 188 crianças. “O Cabo de Santo Agostinho foi contemplado com a construção de uma nova creche que funcionará em tempo integral. O CEI será instalado na Vila Santo Inácio e beneficiará crianças com idade de 0 a 5 anos”, explicou o secretário municipal de Educação, Betinho Gomes.
Por Tayná Benigno
Foto: Secom