Secretaria de Saúde do Cabo realiza palestra sobre Fibromialgia
access_time
23/05/2024
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho promoveu na última quarta-feira (22), na Policlínica Jamaci de Medeiros, uma palestra sobre Fibromialgia. O tema tratado pelo reumatologista, Alexandre Domingues , teve o objetivo de levar informação à população sobre os sintomas da doenças e suas formas de prevenção.
Maio é também o mês de conscientização e enfrentamento da fibromialgia, que atinge 3% da população brasileira. No Cabo, mais de 60 pessoas diagnosticada com a doença fazem tratamento na rede pública municipal. A Lei Nº 3.911 de 28 de fevereiro de 2024, sancionada pelo prefeito Keko do Armazém, garante prioridade dos pacientes com fibromialgia no atendimento preferencial.
A prioridade prevista é equivale a de idosos, gestantes e pessoas com deficiência, incluindo, por exemplo, vagas de estacionamento. Na saúde, a prioridade deve respeitar a classificação de risco, podendo ser restrita, a critério do médico, para atender situações de iminente risco à vida.
A fibromialgia é uma doença física que provoca dores no corpo, fadiga, dificuldades no sono e sintomas psicológicos que interferem na qualidade de vida de quem tem a doença. A principal característica de uma pessoa que tem fibromialgia é sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura seja por ele mesmo, ou feito por outra pessoa. A doença atinge principalmente as mulheres entre 25 e 50 anos.
Por Fellipe Albuquerque
Foto: Paulo Araújo