Secretaria de Saúde realiza mutirão de atendimento para crianças com TEA
access_time
10/06/2024
Com o objetivo de reduzir a fila de espera para obter o diagnóstico e emissão de laudo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as terapias, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou neste sábado (8) um mutirão de atendimentos no Centro Integrado Infanto Juvenil.
A ação contou com uma equipe multiprofissional e atendeu 746 pacientes nas especialidades com neuropediatra, psiquiatra infantil, pediatra, fisioterapeuta, psicólogo , nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, educador físico e saúde bucal. Além disso, após a consulta médica, o paciente também recebeu o medicamento prescrito pelo médico.
Arte-educadores animaram a criançada, fazendo várias dinâmica, enquanto aguardavam pelo atendimento. O mutirão beneficiou criancas e jovens até 17 anos que realizaram agendamento no Centro Integrado Infanto Juvenil. Após o atendimento, o paciente será acompanhado em toda a rede municipal com as terapias necessárias.
A secretária de Saúde do Cabo, Daniele Uchôa, explicou que a ação foi direcionada às famílias que estão na lista de espera. “ A nossa preocupação foi com a agilização e dinamismo dos serviços. Graças a um esforço conjunto de vários profissionais conseguimos garantir atendimento desses pacientes ”, ressaltou.
A família da pequena Isabelly Vilar de Oliveira , de 11 anos, aguardava há 4 anos a chamada para neuropediatra, enquanto estava sendo acompanhada pelo psiquiatra. ” É um sentimento de esperança para minha filha e de mudança no atendimento no município. Sou muito grata a gestão por esse olhar na área de saúde para crianças com autismo”, comentou a dona de casa Rosinete de Oliveira, moradora da Vila Social, 46 anos.
Por Gesla Ferreira
Foto: Gilberto Crispim