Oficina Pintando a Cidade Celebra os 147 Anos do Cabo
access_time
02/07/2024
O Palácio da Cultura tornou-se um espaço para aprendizado e arte na manhã de hoje. Alunos da rede municipal ocuparam o local para a realização de uma oficina de pintura. A oficina "Pintando a Cidade Sob o Olhar Estudantil" faz parte da programação proposta pela Secretaria Executiva de Cultura em comemoração ao aniversário de 147 anos da cidade.
O objetivo por trás da oficina é colocar esses jovens no papel de protagonistas diante da transformação que a prática artística proporciona e permitir que os alunos sejam agentes transformadores através da arte. Cerca de 30 alunos participaram da oficina com a pintura de desenhos autorais inspirados na cidade, proporcionando a esses jovens a oportunidade de lançar sobre a tela um compilado dos seus sentimentos sobre a cidade em que vivem.
Richard Rogério, aluno da Escola Governador Eduardo Campos e participante da oficina, pela primeira vez teve a oportunidade de pintar um desenho seu em uma tela. O aluno já tem uma vivência com desenhos e costuma retratar algumas paisagens. Dessa vez escolheu representar uma das praias do município, possibilitando que as pessoas possam ver e conhecer essa parte da cidade pelos seus olhos. “Decidi pintar Calhetas porque a praia me passa um sentimento de paz e é importante que as pessoas consigam ver o que a gente quer expressar pela arte”, relatou.
Além dele, Maria Camilly, estudante da Escola Profº Jason Brandão, decidiu pintar na sua tela a Igreja Matriz de Santo Antônio para falar da sua fé. “Decidi pintar a matriz porque sou católica e acho importante representar minha fé”, disse.
“Através da arte, os alunos irão expressar suas perspectivas sobre os encantos da cidade, que incluem a religião, a cultura, política e outros fatores”, concluiu o Gerente de Articulação Cultural, Luzarcus, sobre a importância que existe na sensibilidade que as pinturas dos alunos refletem. Na próxima quinta-feira, as obras vão participar da exposição e leilão "Cabo Cidade de Gente Feliz", que vai ocorrer após a entrega da 1ª etapa do Mercado das Artes.
Por Evelyn Carolina Lima
Foto: Paulo Araújo