Conferência de Desenvolvimento Territorial debate ações para o planejamento do Cabo
access_time
03/07/2024
A Conferência de Desenvolvimento Territorial foi iniciada na manhã de hoje (03), no Centro Administrativo 1, sede da Prefeitura do Cabo. O evento tem como temática “Cabo de Santo Agostinho em Busca de um Desenvolvimento Urbano Sustentável e Inclusivo” e as discussões seguem até esta quinta-feira (04).
Durante a abertura estiveram presentes o Vice-prefeito, Professor Arimateia, o Secretário Executivo de Meio Ambiente, Harley Ananias Belo, e a Superintendente de Planejamento e Projetos, Ana Paula Francelino, além dos palestrantes do dia e dos representantes da sociedade civil.
Com um olhar voltado para uma escuta ativa sobre as demandas trazidas por diferentes grupos, a conferência torna possível que a população expresse seus anseios futuros sobre o município. “Não é o que a gestão acha que é o melhor para a cidade, é ouvir a própria cidade e as pessoas que compõem esse organismo vivo, dinâmico, o que nesse momento nós precisamos para avançar enquanto cidade”, pontuou o secretário de Meio Ambiente.
Um dos objetivos da Conferência é também instituir o Conselho de Desenvolvimento Territorial para realizar uma gestão de maneira contínua e independente. “A implementação do Conselho é interessante para definição de ações em consonância com o que é possível do ponto de vista orçamentário e fiscal, tendo como norteador as necessidades da população”, informou a Superintendente de Planejamento.
“A gente está pensando em debater como o governo pode pensar uma cidade mais acessível e menos violenta. Eu represento um grupo de mulheres, então o meu foco é olhar para esse lugar a partir da perspectiva das mulheres”, pontuou Izabel Santos, Coordenadora Geral do Centro das Mulheres do Cabo, que esteve presente na solenidade de abertura. A conferência vai até o início da tarde do dia 04 e deve ser finalizada com a votação para implementação do Conselho de Desenvolvimento Territorial.
Por Evelyn Carolina Lima
Foto: Paulo Araújo