Primeira etapa do Mercado das Artes é entregue à população
access_time
05/07/2024
Como parte das comemorações do aniversário de 147 anos do município, foi entregue hoje (04) a primeira etapa do novo Mercado das Artes para a população do Cabo de Santo Agostinho. O espaço será dedicado a manifestações culturais da cidade, além de resgatar o legado histórico existente, já que se trata de uma reforma no prédio que antes abrigava o antigo Mercado Público de Farinha.
Estiveram presentes na solenidade de entrega o Prefeito Keko do Armazém, o Secretário de Cultura, Alexandre Neres, e demais representantes da gestão, além da população residente no entorno do Mercado. “Estamos dando um passo importante, agora começamos a implementar uma política seguindo o plano de cultura”, declarou o prefeito Keko do Armazém.
Durante o evento a comunidade pôde se apropriar do prédio e comemorar a realização das atividades. O grupo de Coco Pegada de Zabumba, do bairro de Pontezinha, animou os participantes do evento com uma apresentação calorosa. “É muito bom saber que agora temos um espaço para nos acolher. Espero que num futuro próximo mais aparelhos de cultura possam receber essas revitalizações”, afirmou Cloves Miguel, integrante do Pegada de Zabumba.
“Os equipamentos de cultura são onde podemos capacitar, trazer a comunidade e fomentar de fato a construção cultural no município”, disse Alexandre Neres, secretário de cultura.
Nas paredes estão expostas obras de artistas locais, incluindo pinturas a óleo, quadros em madeira e obras em alto-relevo. Esculturas feitas em cerâmica também se encontram no espaço, ilustrando a diversidade artística da cidade. Fazem parte desse acervo as obras feitas durante a oficina de pintura pelos alunos da rede municipal de ensino.
Além das exposições, o Mercado das Artes, que deve funcionar diariamente, servirá como um ponto de encontro para diversas expressões artísticas, como feiras de artesanato, sessões de cinema, ensaios de grupos diversos, exposições de obras e eventos culturais. Posteriormente, o espaço deverá oferecer formações no âmbito cultural e artístico para a população.
Por Evelyn Carolina Lima
Foto: Paulo Araújo