Saúde do Cabo realiza monitoramento de vacinação para pólio e sarampo
access_time
17/07/2024
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Coordenação Municipal do Plano de Imunização (PMI), está coordenando o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) para poliomielite e sarampo no município. A busca ativa, com visitas das equipes em residências, seguirá até o dia 31 de julho e pretende reduzir o número de crianças não vacinadas com idade entre seis meses a menores de cinco anos, público-alvo das duas vacinas.
A ação se dá pelo cenário de baixas coberturas vacinais no Brasil nos últimos anos e o risco eminente para reintrodução de doenças de grande importância para saúde pública. Nos últimos dois anos o país foi classificado como de muito alto risco (2022) e alto risco (2023) para a volta do poliovírus selvagem e o surgimento de poliovírus derivado vacinal.
De acordo com a coordenadora do Plano Municipal de Imunização do Cabo, Priscila Machado, a ação além de fazer uma busca ativa das crianças que ainda estão com as vacinas da pólio e do sarampo em atraso, ajuda a mapear as áreas com baixa cobertura vacinal no município.
“Conforme o cálculo do Ministério de Saúde temos que visitar 357 casas residentes no município. Durante a visita, se for identificado que a criança esteja faltando a vacina, a equipe de saúde realiza a vacina e completar o esquema vacinal primário daquelas que, porventura, ainda não o fizeram”, explicou.
Por Gesla Ferreira
Foto: João Barbosa