Cabo de Santo Agostinho avança no atendimento a pessoas com comorbidades
access_time
02/08/2024
Devido ao aumento de pacientes que necessitam de cuidados contínuos e especializados, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho ampliou os atendimentos para pessoas com comorbidades. A consulta especializada se concentra no Hospital Mendo Sampaio, mas foi ampliada para as Unidade de Saúde da Família (USF) Pajuçara, em Pontezinha, e de Engenho Novo pelo crescimento de demanda nas localidades.
O serviço tem como objetivo conscientizar a vida saudável através da alimentação e atividade físicas, com um acompanhamento individualizado. Os pacientes que procuram o serviço são acompanhados a cada 15 dias. Na primeira consulta é realizada uma Anamnese Alimentar, seguida da entrega de um plano alimentar padrão. Após isso, o paciente recebe um plano de acordo com suas particularidades.
O serviço realizou 1050 atendimentos de 2021 a 2023, ajudando diversos pacientes. O perfil de pessoas com comorbidades é de mulheres adultas com problemas de obesidade, hipertensão e diabetes.
O atendimento especializado para pacientes com comorbidades é acessível a qualquer usuário do sistema SUS. Para obter consulta direcionada, o paciente deve procurar a USF do bairro em que reside e realizar a marcação. O atendimento especializado é destinado a pessoas com hipertensão, obesidade, diabetes e outras doenças crônicas associadas. O serviço atende pessoas de todas as faixas etárias.
Além do serviço, o município também oferece a Academia da Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, onde os pacientes podem receber atendimento de um educador físico, complementando o tratamento. Os polos funcionam nos seguintes horários:
Polo Ponte dos Carvalhos:
- Local: Parque dos Eucaliptos
- Horário: Segunda a sexta, a partir das 5h30
Polo Centro:
- Local: Pista de Cooper
- Horário: Segunda a sexta, a partir das 5h30 e das 17h
Para participar, é necessário apresentar o Cartão do SUS ao profissional de Educação Física no polo.
Por Fellipe Albuquerque
Foto: Paulo Araújo