Cabo de Santo Agostinho economiza R$ 1 milhão por ano com iluminação pública de LED
access_time
03/09/2024
No Cabo de Santo Agostinho, a substituição de lâmpadas fluorescentes pelas de LED na iluminação pública resultou numa economia de aproximadamente R$ 1 milhão por ano. Desde 2021, quando foi implantado o programa Cabo + Luz, já foram instaladas mais de 10 mil lâmpadas em vias públicas, bairros e engenhos.
A modernização da iluminação pública trouxe um significativo avanço na qualidade dos serviços públicos, menor consumo, além de melhorar a visibilidade noturna, proporcionando mais segurança para que circula à noite.
Localidades como Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Praias, Centro, Vila Claudete, Cohab e São Francisco receberam a nova iluminação ao longo dos últimos quatro anos. Além dessas, os engenhos Pau Santo, Sebastopol, Matogrosso, Sabiá, Sacubú, Castelo e Gurjaú também receberam iluminação 100% em LED.
O Cabo + Luz está próximo de atingir a marca de 100% LED nos bairros mais populosos da cidade. Nesta segunda-feira (02), a operação de troca de lâmpadas fluorescentes por LED beneficiou as comunidades de Nova Era e Nova Morada, em Ponte dos Carvalhos. O Programa não só reduz o consumo de energia como melhora índices de segurança em áreas consideradas perigosas por possuir baixa luminosidade, além de tornar a cidade mais sustentável.
Áreas antes com visibilidade precária como as margens da BR-101 (no trecho do Hospital Dom Helder Câmara até Ponte dos Carvalhos), a PE-60 em Rosário, a orla da Praia de Gaibu e o trecho que liga o Hospital Infantil à Charneca e a Avenida Conde da Boa Vista - que liga o Cabo a Jaboatão dos Guararapes - também receberam as luzes de LED através do Programa ‘Cabo + Luz’.
Dentro do Cabo + Luz, o município desenvolveu o projeto 'Campo Iluminado', que garante as atividades esportivas noturnas com a instalação de iluminação em LED nos campos de várzea. Já foram beneficiados com a iniciativa os campos de Pirapama, João Paca, em Pontezinha, Engenho Pantorra, Matas e o Campo da Praia de Gaibu.
Por Ana Cristina Lima
Foto: Gilberto Crispim