Cabo de Santo Agostinho avança na educação com a construção de mais uma creche em tempo integral
access_time 20/09/2024

O Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), segue investindo na educação infantil com a construção de mais uma creche em tempo integral. O novo equipamento será erguido ao lado da Associação dos Moradores da Cohab, localizada na Rua Vinte e Oito. O novo espaço beneficiará aproximadamente 250 crianças de três a cinco anos de idade.

Com essa nova unidade, o Cabo passará a contar com cinco creches municipais em tempo integral, ampliando o acesso à educação infantil de qualidade. Além disso, o município já conta com o suporte de 12 creches conveniadas que atendem cerca de 1.200 crianças, fortalecendo o atendimento a essa faixa etária. Segundo o secretário de Educação, Betinho Gomes, desde 2021 foram entregues três creches municipais que funcionam em tempo integral. “Estamos ampliando o atendimento a educação infantil. Durante a atual gestão entregamos três creches que funcionam em tempo integral, estamos construindo mais uma em Ponte dos Carvalhos e hoje assinamos a ordem de serviço para mais essa creche que contemplará a comunidade da Cohab. Nosso objetivo é ampliar ainda mais o atendimento de educação infantil em nosso município", disse.

O investimento na educação infantil tem gerado resultados significativos. Na alfabetização, dados divulgados pelo Tribunal de Contas de Pernambuco em julho deste ano,  apontam que o Cabo ocupa o 4º lugar no Índice de Comprometimento de Alfabetização (ICA) do Estado, garantindo a alfabetização na idade certa para os estudantes. Segundo o TCE-PE, o município alcançou nota 8,0 superando municípios como Jaboatão dos Guararapes (6,0), Camaragibe (5,5), Paudalho (4,0) e Paulista (3,5). Nos anos iniciais e finais, alcançaram o 4º lugar no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB). Em anos anteriores,  os anos iniciais ocupavam o 10º lugar e os anos finais o nono.

Por Tayná Benigno

Foto: Paulo Araújo