Pavimentação na comunidade Quilombola amplia qualidade de vida dos moradores
access_time
25/10/2024
A principal via que leva à Comunidade Quilombola Onze Negras está recebendo asfalto, o que resultará na melhoria do acesso e da qualidade de vida dos moradores. A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Executiva de Obras, está investindo mais de R$ 800 mil na pavimentação e drenagem da via.
A expectativa é que a nova pavimentação reduza problemas como lama em dias de chuva e poeira em épocas secas. A moradora Maria Clara, de 13 anos, falou das dificuldades que enfrentava junto a outros estudantes para ir à escola, em outra localidade. “A gente tem essa pista, mas não era asfaltada. Quando chovia era bastante lama por aqui, o ônibus não entrava e a gente tinha que pegar lá na BR”, conta.
Intervenções como essa promovem cidadania e melhoria da infraestrutura para cerca de 600 famílias que vivem na comunidade, formada na década de 40, por grupos remanescentes do período de escravidão. A obra de pavimentação também facilita o trânsito e a oferta de serviços essenciais, além de contribuir para a valorização do local. A instalação de iluminação pública está programada para ocorrer após a conclusão das obras, prevista para dezembro deste ano.
Por outro lado, as ações de saúde também foram ampliadas dentro da comunidade. A cada 15 dias, os profissionais da USF Vila Roca realizam atendimento clínico; atendimento de enfermagem; aferição de pressão e HGT, com acompanhamento dos diabéticos e hipertensos; teste de Sífilis e HIV; oferta de métodos contraceptivos; vacinação; entrega de medicamentos; marcação de exames e visitas domiciliares aos pacientes acamados. O Quilombola Onze Negras está enquadrado em área assistida por USFs próximas, pois pelas regras para se ter uma Unidade de Saúde Básica na comunidade, seria necessário um número superior de habitantes.
EDUCAÇÃO - A Escola Municipal Padre Henrique Vieira, na comunidade Quilombola Onze Negras, foi reformada este ano. A unidade escolar recebeu serviços de manutenção em toda estrutura, pintura, reparos, revisão elétrica e hidráulica. Além disso, ainda foram entregues novos mobiliários adaptados para as turmas de educação infantil, como mesas, cadeiras, armários e birôs.
Por Ayanne Lima
Foto: Paulo Araújo